Líder do Trabalho

Falar da líder do trabalho é falar, acima de tudo, em amor ao próximo, caridade e abnegação através da fé em Deus e em Jesus…

Joana nasceu em uma família espírita e desde pequena já ajudava seus pais no centro espírita da família… Mesmo jovem, já ia dar assistência fraterna em lugares difíceis como orfanatos, asilos e até mesmo velórios.

Pensava sempre em levar consolo para o outro!

Aos 19 anos, Joana casa-se com Divaldo e muda-se para Araxá, começando a frequentar o Centro Espirita Luz da Seara, mas sua missão era maior e através de vários chamados foi entendendo a importância de pegar firme no que Deus havia colocado em seu caminho de fé e resignação.

Após a perda, muito dolorosa, de seu filho Damião com apenas 9 meses, Joana abraça sua missão e começa os primeiros passos para a compra do local onde viria a ser o OSAK. Em 1982, ela inicia os trabalhos junto com seus tios encarnados Florentino e Antônio Lemos e com um espírito de luz que sempre a ajudou: seu tio Alziro.

A partir daí novos trabalhos foram sendo implantados além da reunião pública, tais como campanha do quilo, evangelização, mocidade, tratamento mediúnico e o almoço fraterno.

As pessoas necessitadas chegavam cada vez mais, e era preciso crescer… Foi ali que um sonho começou a nascer: Uma sede nova, maior e com mais possibilidade de trabalho e de acolhimento!

Através de uma fé sublime, Joana lutou por 21 anos até conseguir concretizar o novo espaço do OSAK, quem não lembra das inúmeras ações para arrecadar dinheiro, foram muito bingos, rifas, bazares, venda de marmitas, empadas, pães de queijo, pizzas e claro a doação de corações caridosos que entenderam a importância que era a nova sede.

E adivinha quando esse sonho virou trabalho real?

No meio de uma pandemia mundial!

Joana se viu tentando entender o que seria o melhor caminho… Nesse momento ela pergunta pra si mesma: “O que Jesus faria no meu lugar”? A resposta surgiu rápida em sua mente: “Os doentes são os que precisam de remédio”

Era preciso buscar forças, e não parar!

Era aquele o momento…

Todos presentes nesse passo corajoso tinham em mente que ali eram pessoas do grupo de Cristo, nada nada de risco…

Joana é o coração e a força dessa obra tão bonita, mas sabe que a união de todos é que faz com o que trabalho se realize e se perpetue!